Resultados - Convocatória para participantes do workshop Criatividade e Empreendedorismo em Maputo

A presente convocatória destina-se a selecionar jovens empreendedores / artistas que queiram apresentar seu trabalho no workshop Creative Tracks organizado em Maputo os próximos 14 e 15 de setembro.
Nos dias 14 e 15 de setembro, a INOVA+, em parceria com a ANIMA Estúdio Criativo e o Camões - Centro Cultural Português em Maputo, irá organizar o workshop: “Criatividade e Empreendedorismo – Descobre o potencial das Indústrias criativas!”.
Foi com muito prazer que recebemos suas inscrições! Vocês foram 21 a nos enviar uma candidatura completa. Para seleccionar os projectos, prestamos atenção a sua origem geográfica, genêro, alinhamento da sua entidade com os objectivos do Creative Tracks, e a qualidade da candidatura enviada.
Estamos muito felizes em anunciar os resultados! Entraremos em contacto em breve com cada um de vocês individualmente para acertar os detalhes da sua participação.
Anúncio dos resultados:
Pitching:
The ALDA Twins (Bruce e Bruno Alda), Xai-Xai – Gaza:
Festival provincial de teatro 2017 na província de Gaza, um grupo que se preocupa com preservação da Cultura no seio da juventude, criação de debates com o tema Cultura entre jovens, grupo pretende desenvolver um festival que tem como foco a divulgação da Cultura para o jovem , este grupo foi criado por jovens menores.
Design Talk (Mélio Tinga e Adélio Castelo), Magoanine C – Maputo:
O DESIGN Talk é uma plataforma física e digital para a promoção de debates, pesquisa, inovação e criatividade sobre Design em Moçambique, que pretende contribuir para exploração de ideias inovadoras e para sua divulgação, através de acções centradas em empresas, universidades, escolas e pessoas.
Centro de Recriação Artística (Gigliola Zacara), Maputo:
O projecto “ser Mulher” foi concebido com uma intervenção emancipatória, facilitadora do processo de reflexão crítica da própria realidade e sustentabilidade, será a base de consciencialização, processo que culmina na acção, ou numa postura mais activa, em que se assume a responsabilidade em relação a própria história e as possibilidades de muda-la.
Renascer do Sonho (Domingos Chubuana), Lichinga – Niassa:
O Projecto Corte e Costura é um empreendimento de Economia Solidária que consistirá em transformar a realidade dos jovens principalmente através da costura. Nossa ideia é acabar com o desemprego e a exclusão Social de mulheres em nossa Cidade, inserindo-as e fortalecendo-as no mercado de trabalho, ensinando a autogestão, cooperação, democracia, solidariedade, respeito à natureza, valorização e promoção da dignidade do trabalho Feminino, desta forma eliminando a desigualdade.
Bárbaros, Confecções&Serviços (João Paulo Marime), Maputo:
A empresa tem trabalhado no desenvolvimento de colecções próprias e esta a desenvolver um projecto piloto de estabelecimento de uma incubadora têxtil de assessoria e facilitação do processo de desenho e materialização de colecções de outros designers de moda.
Estadia prolongada em Maputo:
Nizete Cassamo, escritora, Nampula, que pretende desenvolver um projecto de seriagrafia e criar uma empresa;
Juliana Tavares, o Circulador, São Paulo. O Circulador tem como objetivo principal promover e divulgar a integração da comunidade lusófona (PALOP) a partir de suas manifestações culturais, uma cooperação cultural por meio da sociedade civil.
Programa atualizado:
O primeiro dia incluirá:
Momento de boas-vindas com as entidades organizadoras e parceiras do evento.
Apresentação do projecto Creative Tracks e da plataforma pela empresa Inova+, coordenadora do projecto
Painel de discussão sobre a criação e gestão de um negócio criativo em Moçambique, com a participação de representantes de 2 empresas moçambicanas do sector criativo: Karingana Wa Karingana (Wacy Zakarias e Djamila Sousa) e Iverca (Ivan Laranjeira) - Moderação: Sergio Ferrão, Consultor em Metodologias criativas
Percurso pessoal e profissional, conquistas e maiores desafios.
Pitching de 5 empreendedores criativos:
Apresentação dos projectos seleccionados pela convocatória aberta e discussão com os speakers do painel.
Worskhop sobre comunicação e disseminação:
Actividade interativa dinamizada pelo Estúdio criativo Anima, que pretende estimular o pensamento estratégico para comunicação e divulgação de projectos e reforçar a importância do posicionamento para uma “marca”.
O segundo dia incluirá:
Worskhop sobre financiamento e mobilidade:
Apresentação de oportunidades e dicas de preenchimento de candidaturas para captação de investimento., pela INOVA+.
Workshop de networking:
Exercícios prácticos de capacitação, criação e expansão de redes - Aurélie Delater, Project Manager do Creative Tracks.
Workshop sobre a importância das parcerias no sector cultural criativo:
Conversa com duas empresas de management e coaching criativo, dinamização do Sergio Ferrão.
Momento de Networking livre entre os participantes
O evento será em Português.
Programa geral do evento: Programa Evento CT Maputo
Veja todas as informações do evento aqui.
Objectivo e Modalidades da Convocatória
A presente convocatória destina-se a selecionar (e suportar eventuais custos de viagem e estadia dos participantes residentes fora de Maputo) jovens empreendedores / artistas que queiram apresentar seu trabalho em forma de "pitching" e receber o feedback de empreendedores moçambicanos experientes das indústrias criativas:
- Pitching do dia 14 de setembro: apresentação estruturada de 5 minutos do negócio/projeto, com o objetivo de divulgar o trabalho desenvolvido e receber feedback de empreendedores já estabelecidos no sector das indústrias criativas em Moçambique. As apresentações poderão incluir vídeos e/ou apresentações digitais e/ou outros suportes que julguem relevantes (neste caso, é preciso informar os organizadores). São custos elegíveis para os residentes de fora de Maputo: viagem de ida e volta, estadia de 2 noites num hotel e ajuda de custos num valor máximo de MZN 3.000,00.
Número de selecionados para esta modalidade: máx. 5.
- Estadia prolongada em Maputo para desenvolvimento de negócio - somente para empreendedores de fora de Maputo: os empreendedores podem ainda obter financiamento para prolongar a sua estadia em Maputo após o evento (com uma duração máxima de 5 dias e um valor adicional máximo de MZN 7.500,00 (MZN 1.500,00 / dia), desde que o objetivo seja o desenvolvimento do seu negócio e a ampliação da sua rede de contatos profissionais.
Número de selecionados para esta modalidade: máx. 5.
N.B: Os empreendedores podem optar por apresentar uma candidatura para cada uma das duas modalidades.
Para carregar a Convocatória: Chamada CT Maputo
Condição para candidatar-se
Ser residente em Moçambique;
Ser artista e/ou trabalhar no sector das indústrias criativas (design, música, culinária, teatro, fotografia, etc.);
Participar nos dois dias do evento;
Preencher devidamente a candidatura até ao dia 25/08/2017.
Processo
As inscrições no evento e candidaturas à presente convocatória são gratuitas e devem ser realizadas online, através deste formulário, até ao dia 25/08/2017.
Em caso de impossibilidade de preencher o formulário online (e através de uma justificação válida), os interessados podem entrar em contato com aurelie.delater@inovamais.pt.
Calendário
25 de agosto, 2017: data limite para o envio de candidaturas
28 de agosto, 2017: divulgação dos seleccionados.
Para ver uma apresentação da plataforma em português, clique aqui.
Siguem-nos nas redes sociais para saber das notícias do evento!
Creative industries areas

Discuss

Why not Sign up today or and get into a discussion by posting a comment!