Discover Impt Streetwear!, Brazilian fashion and ethical brand created by 2 young entrepreneurs

Carolina and Victor have participated in the workshop Creative Tracks organized by Inova+ in June 2017 in Rio de Janeiro.
Carolina and Victor are young creative entrepreneurs from Rio de Janeiro, Brazil. They have participated in the workshop Creative Tracks organized by Inova+ in June 2017, on the relationship between Creativity and Entrepreneurship. In that occasion, we have discovered not only Impt! Streetwear, their business, but also two young people passionate and inspiring, that we would like to present you here.
- Carolina, in your profile, you present yourself as an Arts Director, student passionate by design, and curious about learning out of the school. Could you tell us more about you, as a creative person?
Carolina: Quando comecei a estudar artes na faculdade (estudo Design de Interiores) descobri uma nova forma de ver o mundo. Comecei a entender o quanto a arte e o design faz parte da vida das pessoas e o quanto elas “consomem” isso sem nem perceber. Por outro lado, a área de artes é extremamente desvalorizada dentro e fora do meio acadêmico aqui no Brasil e esse foi um dos motivos de buscar novos conhecimentos além da graduação. Isso aconteceu especialmente depois que eu e Victor começamos a criar a Impt!. Victor estuda Gestão Pública e, assim como eu, começou a buscar cursos fora da faculdade para criarmos juntos uma marca de moda. Estudei de tudo um pouco, passando por moda e design gráfico. Hoje eu entendo cada vez mais que trabalhar na área criativa é não se fechar numa caixa, como ser apenas designer de interiores por exemplo, mas se unir a outros profissionais, conhecer novas técnicas e áreas e sempre estar disposto ao novo. Isso acontece desde muito tempo com artistas renomados e não podemos deixar isso de lado.
- Can you tell us how Impt! Streetwear started? How did your background / life influenced you to start this business?
Victor e Carolina: A Impt! começou de uma vontade do Victor de criar um negócio que pudesse falar com os jovens sobre terem um estilo de vida transformador e ao mesmo tempo gerar um impacto social positivo, que pudesse diminuir desigualdades sociais. Essa ideia veio depois de participarmos movimentos universitários (Victor foi embaixador do movimento CHOICE de negócios sociais e nós dois fomos gerentes de intercâmbios sociais na AIESEC Rio) e por vermos o poder que esses projetos tinham para inspirar jovens. Isso nos inspirou a seguir nessa linha. Decidimos então criar um negócio social na área criativa e escolhemos a moda por conta das nossas referências do quanto ela é inspiradora para nós e o poder que ela tem de passar uma mensagem e expressar um estilo de vida (referências de impacto social como o da TOMS SHOES e o poder de storytelling e colaboração das marcas de streetwear nos inspiraram). A partir daí começamos a buscar os conhecimentos necessários que ainda não tínhamos para tirar nossa ideia do papel. Daí surgiu a Impt! Streetwear, uma marca de streetwear carioca e um negócio social que busca inspirar jovens a serem transformadores sociais e a cada coleção ajuda a impulsionar uma ação social parceira.
impt 2
- How would you describe it, what kind of product/service do you propose to your clients?
Victor e Carolina: Nossa missão como marca é inspirar os jovens a serem transformadores, por isso buscamos através dos produtos passar mensagens de questionamento e empoderamento, seja através da estampa ou do significado e design de cada produto. Por meio do storytelling da marca passamos a proposta de um estilo de vida transformador através das coisas simples do dia a dia. Além disso, revertemos parte da receita de cada produto vendido para uma ONG parceira. Nossa ideia de trabalhar com impacto social aliado à venda vem de entender que só a mensagem não seria tão forte quanto o nosso próprio exemplo como negócio. Atualmente estamos na nossa primeira coleção cápsula chamada “START” que contém produtos como camisetas, boné, pulseira e ecobag, seguindo o estilo moda urbana/streetwear. Essa coleção tem como ação social parceira a ONG SETA, que trabalha com tratamento ambulatorial para dependentes químicos. Nos propomos a ajudar a ONG na área que ela tem maior dificuldade que é marketing (com o que foi arrecadado com a coleção, montamos o site da ONG e vamos fazer um vídeo institucional, um ensaio de fotos e construir um plano de marketing). Na verdade, nós entendemos que a Impt! é mais que uma marca de moda e sim uma plataforma para um estilo de vida que a gente acredita, por isso buscamos parcerias não só com ONGs, mas artistas e organizações dentro da área de cultura urbana em nossa região.
- You are also part of the programme of Rio Criativo, the local institution which co-organized the workshop with Inova+ in June. Can you tell us in what the programme consists in and how it benefits you as an entrepreneur?
Victor e Carolina: Hoje somos residentes do Cowoking do Rio Criativo (Incubadora de Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro), essa é considerada uma etapa de pré-incubação. Trabalhamos em um espaço de trabalho coletivo com outros empreendedores do campo da Economia Criativa, escolhidos via edital público. Aqui dentro conseguimos construir uma rede com outras empresas, especialmente na moda que virou um evento chamado CenáRIO CRIATIVO #modacomimpacto e que em breve pode vir a ser um showroom. Tivemos a oportunidade aqui dentro de participar de um programa de consultoria chamado _SocialStarters em que trabalhamos por 5 semanas com uma consultora internacional de moda (nossa consultora foi a Sonal que veio da Inglaterra). Além de tudo isso foi muito importante para nós termos um espaço para trabalhar já que anteriormente trabalhávamos como home office. Estar na Rio Criativo nos proporciona muita credibilidade dentro do cenário criativo, já que ela é uma referência no país em economia criativa.
impt 3
- As a young Brazilian creative entrepreneur, what are the main barriers you encounter in your path, at local level?
Victor e Carolina: Especificamente no campo da moda urbana, existe um longo caminho a ser construído aqui no Rio de Janeiro, diferente do mercado de São Paulo e outras principais capitais do mundo onde este mercado está bem estabelecido. Logo, nós como uma marca nova, criada por jovens universitários e nascendo num cenário novo, existem diversas barreiras de entrada no mercado, mas hoje nós temos conseguido contornar através da inovação. Outro ponto é que somos um negócio social na área criativa, algo ainda mais novo do que simplesmente o mercado de streetwear aqui no Brasil. Porém os apoios de instituições como o SEBRAE, Rio Criativo, Sistema B entre outras organizações têm nos ajudado a construir rede e têm nos dado apoio com programas de consultoria e capacitação.
- On the contrary, how the Brazilian context is a source of inspiration for you?
Victor e Carolina: Somos um país com uma grande riqueza cultural que nos permite construir algo de valor e identidade únicos. Além disso, a nossa forma brasileira de se relacionar, trocando experiências, ouvindo o outro e a paixão pelas causas, é um potencial a mais para a economia colaborativa aqui no Brasil, e isso tem dado muito certo com o nosso negócio. Nosso povo é extremamente criativo e nós vemos coisas incríveis sendo criadas não só no meio artístico mas também soluções para pessoas em vulnerabilidade social, usando a resiliência e a criatividade para solucionar problemas dados como altamente complexos. Isso nos inspira e nos motiva a continuar trabalhando e investindo em âmbito local e acreditando no potencial dos brasileiros de mudarem suas próprias realidades.
impt 4
- What are your plans for the next 12 months, can you share them with us?
Victor e Carolina: Atualmente estamos abrindo nossa área de atuação para além da moda e produzindo conteúdo inspirador em outras frentes, como nosso blog “E SE O STREET TRANSFORMASSE?” que mostra projetos inspiradores dentro do movimento hip hop, esse também tem um grupo no facebook (que tem o mesmo nome do blog) para conectar nosso público e informar, através dos exemplos, projetos que fazem a diferença. Além disso, começamos a trabalhar com a música junto de artistas do hip hop carioca, tanto com apoio de vestuário quanto na produção musical (spoiler: sairá ainda este ano uma música tema da Impt! composta pelo Victor e pelo nossos parceiros Nyl MC e o DJ Row G). Pretendemos também entrar efetivamente na incubação da Rio Criativo e permanecer por mais 18 meses de acompanhamento da incubadora. Em breve nós pretendemos lançar nossa próxima coleção, que será construída de forma colaborativa com outros artistas e projetos de cultura urbana, chamada “DÊ PREFERÊNCIA”. Pensamos também em fazer uma feira carioca de streetwear em colaboração com outras marcas do cenário urbano carioca, algo que será inovador para a nossa cidade. Muitos projetos… um complementar ao outro dentro do nosso objetivo principal que é criar uma comunidade forte.
impt 5
Website: http://www.useimpt.com/
Instagram: https://www.instagram.com/useimpt/?hl=en
Facebook: https://www.facebook.com/imptstreetwear/
Creative industries areas, Design, Fashion and textiles

Discuss

Why not Sign up today or and get into a discussion by posting a comment!